Entrevistas com live-coding não são a melhor forma de avaliar um candidato

O processo de entrevista para vagas de front-end na maioria das vezes é algo bizarro e errado.

O processo de entrevista para vagas de front-end na maioria das vezes é algo bizarro e errado. A maioria das entrevistas para cargos técnicos envolve algum tipo de live-coding, no qual o entrevistado é desafiado a resolver um problema, seja em uma IDE, quadro online ou as vezes em um bloco de notas.

Eu entendo por que os entrevistadores fazem isso. Eles querem ter uma noção do quanto o candidato sabe codar de cabeça, comparado com o quanto esse candidato pegou códigos da internet. Mas isso não reflete a realidade.

Primeiro que os desenvolvedores raramente conseguem solucionar um problema em apenas 10 minutos, e o pior no caso das entrevistas, com diversos outros participantes assistindo. As vezes nós desenvolvedores conseguimos desenvolver algo em 5 minutos mas outras vezes isso pode levar horas, dias ou semanas.

Solucionar problemas como um programador não é algo linear. Ser um programador eficiente consiste em saber solucionar problemas.

E também, todo desenvolvedor que eu já conheci, de Junior para Sênior, precisou pesquisar coisas básicas na internet, SEMPRE. Ninguém tem todos os métodos do Javascript memorizado. Eu mesmo sempre me pego pesquisando as mesmas coisas que ja pesquisei anteriormente no StackOverflow.

Programar é resolver problemas e uma grande parte desse processo é pesquisar coisas na internet.

As maiores qualidades que um desenvolvedor pode ter é saber COMO pesquisar os seus problemas. Especificamente:

  1. Quebrar o problema em partes;
  2. Identificar o que e como pesquisar(e nessas horas o inglês é importante por que não temos tanto conteúdo em português);
  3. Saber diferenciar o que é um código bom e o que não é.

Uma forma melhor de fazer uma entrevista técnica é apresentar o problema ao candidato e deixar eles pesquisarem e desenvolverem a solução da forma deles. Fazendo isso da pra observar diversos pontos e qualidades que o mesmo pode ter.

Texto em inglês por: Chris Ferdinandi - gomakethings.com

Comentários