Entrevistas para vagas de tecnologia que podem desencadear ansiedade - com live coding por exemplo - podem excluir até 40% dos candidatos

Citando diretamente do estudo: "Por exemplo, uma grande população é afetada por ansiedade de performance(é estimado que seja próximo dos 40% de todos os adultos dos EUA[23]).

Entrevistas para vagas de tecnologia que podem desencadear ansiedade - com live coding por exemplo - podem excluir até 40% dos candidatos, sejam eles MUITO bons ou ruins.

Citando diretamente do estudo: "Por exemplo, uma grande população é afetada por ansiedade de performance(é estimado que seja próximo dos 40% de todos os adultos dos EUA[23])." Segundo o Google, ansiedade de performance ou medo de palco é o medo de apresentar uma ideia em público(e com muita pressão no nosso caso, já que é para concorrer para uma vaga).

Além disso, essa pesquisa científica mostra que as mulheres experienciam mais efeitos negativos da ansiedade de performance[25, 46, 65] do que os homens.

As Big Tech(empresas grandes e famosas) podem se dar o luxo de excluir a maior parte dos candidatos que vão mal no famoso live coding. Eles vão ter candidatos suficiente dos 60% candidatos que restaram.

Mas a questão é: o seu time e a sua empresa pode ter esse mesmo luxo? Se a resposta for não, eu sugiro repensar em formas de reduzir ou remover essa ansiedade em candidatos.

O problema não é fazer o live coding. Faça, mas faça diferente. Comece com um aquecimento, providencie um projeto já criado, sem ser algo do zero e deixe os candidatados utilizarem a sua própria IDE, invés de uma ferramenta de fora que ele não está acostumado. E por fim, por que não deixar ele livre para pesquisar as soluções dos seus problemas no famoso Google? Com isso é possível ver se o candidato tem os meios e fins para resolver um problema complexo.

Pesquisa científica de onde foi retirado os dados: Does Stress Impact Technical Interview Performance? from NC State University and Microsoft.

Post original em ingles por Gergely Orosz

Comentários